criado

 

 

Campus Metaforum Porto Alegre, RS

 

 

Campus Metaforum Cacoal, RO

 

Coaching Sistêmico em Erechim

 

 

Momentos inesquecíveis: 

Slides 2014 

O que acontece na
Universidade de Verão
Itália 2013:

Universidade de Verão Itália 2013 

 A experiência da 
Universidade de Verão 2012

video Camp 2012

 

Universidade de Verão 

25 de janeiro a 11 de fevereiro 2015
Estância de São Pedro, SP - Brasil 

.

Original e cópia

O Metaforum original

Vocês chegaram até nosso novo site brasileiro “http://www.metaforum-internacional.com.br", do original Instituto Metaforum fundado por Bernd Isert na Alemanha há 25 anos e que completará 8 anos de trabalho no Brasil.

Estamos felizes em apresentar este site, mas gostaríamos de explicar aos nossos amigos, o que aconteceu durante o ano 2011, apresentando o real motivo pelo qual precisamos recriar todos os nossos canais de comunicação.

Nós seguimos um caminho traçado pelo coração quando resolvemos estender nosso trabalho da Europa para o Brasil, para ampliar a troca de experiência, conhecimento e sabedoria com pessoas maravilhosas de outra cultura.

Sempre contamos com muitos e excelentes parceiros e cooperações durante estes anos, muitos deles estão conosco desde o início. Queremos agradecer a todos esses parceiros, que sempre apoiaram nosso método de atuação aqui no Brasil!

 

Parceria e separação

Mas, infelizmente, nem todas as parcerias que experimentamos funcionaram, por questões de estilos, metas ou valores que não se encaixaram, mas isto faz parte da vida, mesmo que às vezes tenha um sabor amargo. 

Porém, num processo de separação de uma parceria ou cooperação, o que é realmente importante é respeitar o que pertence a cada um, enfim, devolver integralmente o que já era propriedade de cada parte antes da relação de parceria.


Respeitando isto, ambos os lados podem se separar de uma boa maneira e continuar seus próprios negócios e talvez até encontrem uma nova forma de cooperarem um com o outro. E por acreditar nisto, faz 25 anos que trabalhamos desta forma sem ter qualquer problema com isto.


Porém, ano passado tivemos um relacionamento que apresentou um comportamento diferenciado do que estávamos acostumados e nos pegou de surpresa. Durante nosso processo de separação, um ex-prestador de serviços, manteve sobre seu domínio alguns pertences do Metaforum, assim como tem utilizado o nome “Metaforum” sem nosso consentimento e diante disto, sentimos a necessidade de informar ao público sobre o que tem ocorrido.

Pelo período que cooperamos ele registrou vários meios de comunicação do nosso instituto em seu nome e endereço pessoal e ao final da cooperação ele manteve estes registros sob seu domínio, não os devolvendo ao Metaforum.

 Aqui estão os meios de comunicação, que não são mais ligados ao Metaforum International original:

  • O tradicional site "www.metaforum.com.br" - está bloqueado desde maio 2011 e durante algum período o usuário que digitou este endereço foi transferido para a página do Instituto Elsever.
  • Nossa conta no Facebook: “Metaforum Brasil”, onde já foram promovidos alguns Cursos do Elsever, como se o Metaforum tivesse participando e apoiando o curso.
  • Nossa conta no Youtube "Metaforumbrasil", onde a maioria dos nossos vídeos estão bloqueados, somente um está disponível no momento.
  • Nossa conta no Twitter "Metaforumbrasil", que não está mais ativa.

Tudo isso está nas mãos de Rafael Santana, que muitos conhecem como Sam Jolen, 


Ele registrou uma empresa em São Paulo com o nome de “Metaforum”: CNPJ 12.069.313/0001-85. E ele registrou o nome "Metaforum" como sua marca. Hoje esta empresa está ativa e atua oferecendo seminários com o nome fantasia de “Elsever Institute”. 

 

Depois da separação

 

Porque ele não devolveu tudo isso? Pois assim ele conseguiu um certo poder com o qual ele pode pressionar-nos e tentar forçar o processo da maneira que deseja.

  • Talvez por decepção de não ter sido sócio  do Metaforum – que foi um de seus objetivos.
  • Com certeza, para conseguir muito dinheiro através disto. E ele recebeu muito dinheiro, mas infelizmente não devolveu nada em troca disto. 
  • Com certeza, para transferir o nome, os contatos e a confiança do Metaforum para a sua nova empresa. 
  • E a longo prazo: Para um dia assumir o controle total sobre o Metaforum.

Tentamos tudo para encontrar uma solução pacífica, mas os métodos do Sam foram extorsivos e as exigências exorbitantes e inaceitáveis. Para demonstrar isso, nós publicamos um email do Sam antes dele fundar a sua empresa “Elsever”. Nessa época ele já havia bloqueado a nossa presença na internet.

 

Email do Sam para o Metaforum (através da sua advogada, no dia 06/06/2011):

 

"A questão toda para mim é a seguinte. Daqui a uns dias fica pronta a empresa nova, dai vou precisar de um impulso inicial de marketing, e para isso preciso ou de estrutura financeira ou de algo a mais. Até o final dessa semana, vou tomar a decisão, e se não tivermos um acordo, minha última saída será usar o dinheiro da empresa de São Paulo, usar o site do Metaforum anunciando que todos os cursos do Metaforum acontecem pela empresa nova, e usar a marca do Metaforum para indicar clientes para a empresa nova. A partir disso, fica fácil saber que o Metaforum não vai mais poder usar a marca no Brasil, precisará trocar de nome."

 

Quem não entende por que nós acabamos com a parceria com o Sam e não estabelecemos ele como sócio da nossa empresa, pode ver pelo comportamento subsequente do Sam, que havia motivos fortes e boas razões que tem a ver com a sua postura e o estado de desenvolvimento da sua personalidade.

 

Desde então o Sam seguiu o seguinte caminho:

  • Uma grande parte das entradas financeiras do nosso último Camp ficou nas mãos dele.
  • O nosso banco de dados de clientes também está em suas mãos e em função disto recebemos reclamações de pessoas que começaram a receber correspondências publicitárias de cursos oferecidos pelo “Elsever”.
  • Disfarçado como um bom amigo do Metaforum ele conseguiu ganhar a confiança de ex-treinadores e alunos do nosso instituto e convidá-los. Ninguém sabia os acontecimentos reais. Sam sempre foi um especialista em todas as formas de comunicação manipulativa. 
  • Para poder oferecer formações de Coaching com certificações internacionais, ele simplesmente inventou uma sociedade, que não existe nem no Brasil e nem em um outro lugar do mundo. Quem quiser pode se inscrever para efetuar a criação do site. 

Estamos cuidando do caso com os nossos advogados, mas o caminho judicial leva anos e é complicado. Mas é fundamental que o público fique sabendo, pois o feedback, o retorno, da vida, é o público. Mais ainda nesta época digital onde todos estão conectados.

 

Realmente sentimos muito pelos acontecimentos. Tudo isso nos causou sérios prejuízos, pois hoje em dia o bloqueio do site de uma empresa pode até mesmo destruí-la. Nós hesitamos muito tempo em tocar neste assunto em público, mas muitas pessoas nos perguntaram sobre o que está acontecendo e então sentimos a necessidade de trazer à tona os fatos ocorridos. Também faz parte de nossos valores trabalhar de forma aberta e sincera com todos, e sentimos que ficar em silêncio seria uma maneira de incentivar este tipo de comportamento.

 

O nosso caminho no futuro

 

O Metaforum é para nós como uma criança, que cuidamos com amor e carinho para que se desenvolva cada vez mais e que precisamos proteger para que continue dando frutos. Para nós o valor de todos os métodos de trabalho com pessoas depende com que espírito eles são ensinados. 

 

Tudo isso que aconteceu mexeu muito com nossa estrutura interna, mas nós não desistimos e em vez de tomar esta situação como algo amargo, resolvemos utilizá-la para aprender, crescer e desenvolver algo ainda melhor para nossos clientes e parceiros e criamos a melhor programação do Camp que já tivemos no Brasil, juntamente com isto, um site novinho em folha!

Também criamos novos canais de comunicação! Estas são as nossas novas contas das redes sociais:

A nossa empresa original Metaforum Educação Social Ltda. está registrada com o CNPJ 09.306.586/0001-91 há 4 anos no Brasil e esta registada na Alemanha desde 1986 e na Inglaterra desde 2006. Nosso Metaforum original não tem nada a ver com este nova empresa "Elsever" de São Paulo.

 

Pedimos, gentilmente, a todos vocês que entendam esta diferença e que informem a todos como fazer para nos encontrar neste novo site e nas novas mídias sociais, assim vocês nos ajudarão a superar os danos que sofremos com este ocorrido.

Apesar de tudo, continuamos extremamente abertos e comprometidos em apoiar e cooperar com as novas empresas que estão surgindo com foco na expansão do desenvolvimento humano. E todos nossos amigos e treinadores que estão trabalhando com o Elsever continuam sendo nossos amigos e torcemos muito pelo grande desenvolvimento de todos!

 

Nós não queremos “vencer” o Sam, mas precisamos nos proteger. Nós agradecemos a ele por tudo que ele fez no Metaforum, somente não agradecemos pelo que aconteceu depois disso. Acreditamos que tudo isso foi para o desenvolvimento. Também para o desenvolvimento dele. O Sam tem a opção de agir ainda mais agressivo e esperto, mas isso também pode ser uma inversão e cura para ele. Pessoas buscam o amor, quando eles não o encontram eles procuram ter poder sobre os outros. Tomara que ele consiga encontrar o que ele realmente está necessitando. Pois também funciona de outra maneira: a sua parceira, Vanessa, não andou o mesmo caminho do Sam e sempre continuamos com a confiança nela e até hoje ela está trabalhando para o nosso instituto. Agradecemos muito a ela e desejamos especialmente muita sorte para ela.

 

Nós estamos retirando muito aprendizado deste processo e desejamos que isto traga um futuro melhor para todos nós! Queremos continuar o nosso trabalho no Brasil, esperamos que as pessoas que valorizam o nosso trabalho reconheçam o original. 


de Bernd Isert
e toda a equipe Metaforum



.
.

xxnoxx_zaehler